A disciplina pretende abordar toda a fisiologia do corpo humano incluindo o cérebro:
- Glândulas Endócrinas
- Sexologia
- Alimentação
- Órgãos do aparelho digestivo, respiratório, cardiovascular e genito-urinário
Técnicas utilizadas:
Guardanapo
Decoupage
Arte aplicada (tecido
Stencil
Craquelé
Jacarelado
Imitação de pedra(papel)
Casca de cebola
Filtros de café
Diversos com papeis(papel pão, papel alumínio, papel revistas)
Vidros
Pintura café
Pintura lápis de cera
Telas Gessos
Biscui
Patchwork embutido
Reciclagem diversa
Decoração sabonetes
Pinhas
CD's
Horário: Ano Lectivo 2024/2025 - 2ª feira, das 14h00 às 14h50 (Sala 1)
"Divulgação, promoção e transmissão de conhecimentos do que são:
Telecomunicações, radiocomunicações
Envolvimento histórico
O telefone e a sua evolução
As comunicações em Portugal e os operadores de comunicações electrónicas
A utilização e as boas práticas das comunicações pelos consumidores
As comunicações de recreio (CB, radioamadores, etc.)
As comunicações profissionais (transportes, táxis, distribuição)
As comunicações de emergência civis e militares (112, marítima, aviação)
A televisão analógica, TDT e satélite
A Radiodifusão sonora
A cooperação entre Autoridades
As redes móveis
A numeração
A fraude e pirataria nas comunicações
Privacidade e protecção de dados
A área Postal (correios) e alguns dos diversos prestadores no mercado.
O Professor
António Rolhas”
"A Astrologia pode ser encarada como uma bússola de orientação para a vida, é uma ferramenta sem igual que nos ajuda na integração harmoniosa e inteligente do nosso Ser.
A Professor,
Maria Luísa Fonseca"
"Bainhas abertas é fazer de um bocado se linho ou quadrilé, desfia-lo e fazer um bordado nesse desfiado com várias formas, flores, figuras geométricas ou um simples ajour.
A Professora,
Madalena Mourão"
Professor/a: José Arrifano Lopes
“Em 1650 surge em Itália um cordofone armado de oito cordas de aço, emparelhadas e de afinação semelhante à do violino: Mi (E5), Lá (A4), Ré (D4) e Sol (G3). Parece ter sido um sucedâneo do alaúde, instrumento de cerca de 24 cordas e de muito difícil afinação, já que algumas não eram percutidas, vibravam por simpatia.
Conta-se até a história de um alaudista que passou toda a sua vida a afinar o seu instrumento; quando acabou de o afinar… morreu.
Como atrás referido, o bandolim surge em Itália e logo se difunde pelo resto da Europa e pelo Novo Mundo. De tradição erudita e vocação solista, foi utilizado por vários compositores clássicos: Vivaldi, Mozart, Beethoven, Verdi, Paisielo e outros. No século XIX era obrigatório nos Salões das grandes cidades onde, a par com o piano, acompanhava o canto. Era ainda companheiro inseparável nos passeios campestres.
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…” pelo que na passagem do século XIX para o século XX o bandolim passou de moda. Hoje vemo-lo nas tunas académicas, nos agrupamentos populares, em algumas orquestras (poucas) de palheta e… no CUTLA. Já vai distante o ano 2002/2003, ano em que fracassou a criação de uma classe de bandolins, nas instalações da Companhia das Águas. O actual Grupo de Bandolins constitui-se em 2006, com apenas 4 elementos. No presente ano lectivo tivemos a grata surpresa de receber 6 novos participantes. Somos agora mais de uma dúzia. Por último, não queríamos deixar de referir o quanto nos tem sido grato representar o nosso Clube, quer nas festas de Natal, encerramento das actividades lectivas, tardes musicais, quer noutras instituições: leres de idosos, Lions Club, Serões de “Sons tradicionais” de Porto de Mós, etc.
A classe de bandolins foi criada em 2006, funcionando, desde então, ininterruptamente. As aulas têm lugar às sextas-feiras das 10h00 ás 12h00, sendo a primeira hora destinada aos novos alunos e a segunda aos ensaios de grupo.
As aulas são subordinadas aos seguintes temas:
O instrumento: origem, variedades, partes componentes, 4 ordens de cordas duplas, escala, afinação, palhetas, postura e colocação das mãos.
Teoria musical: características do som, tom e meio tom, a pauta ou pentagrama, clave de sol, notas musicais, figuras e pausas correspondentes, graus, modos, alterações constitutivas e de precaução, ligaduras, pontos de aumentação, compassos simples e compostos, tempos fortes e fracos, barras de divisão, tonalidades mais usadas, acordes maiores, menores, perfeitos e dissonantes.
Peças musicais: populares e temas clássicos (uma ou mais vozes)
O Professor,
José Arrifano Lopes”
“Engloba todas as ferramentas holísticas: Meditação, Luz, Reiki, E.F.T. - Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional).
Resultado destas práticas:
- Tranquilidade
- Paz interior
- Prosperidade
- Saúde
- Alegria
- Cura
- Amor incondicional
A Professora,
Alzira Acabado”
Professor/a: Hermano Gonçalves
"A costura criativa baseia-se em pequenos trabalhos em partilha de imaginação e alguns conhecimentos entre alunas e professora.
A Professora,
Angelina Santos”
“Esta disciplina é o exemplo de como “Dançar” é contribuir para uma vida mais saudável, mais alegre e afastar o isolamento.
Consiste em dançar músicas de salão, como por exemplo:
Bolero, Salsa, Chá-chá-chá, Pasodoble, etc., em grupo, por isso:
- Dança é saúde
- Dança é movimento
- Dança é alegria
- Dança é sentimento
A Professora,
Maria Adelaide Martins”
Professor/a: Ema Batista
“Esta disciplina abarca várias danças e tipos de baile espanhol. Pretende-se conhecer a dança espanhola nas suas variadas vertentes, nomeadamente, sevilhanas, rumbas, pasodobles e tangos. Ocasionalmente, também se diferenciarão alguns palos flamencos mais específicos. Será desenvolvida a técnica de cada dança quer a nível de postura corporal quer sonora. Finalmente, serão executadas coreografias."
A Professora,
Ema Batista"
“Esta disciplina abarca várias danças e tipos de baile espanhol. Pretende-se conhecer a dança espanhola nas suas variadas vertentes, nomeadamente, sevilhanas, rumbas, pasodobles e tangos. Ocasionalmente, também se diferenciarão alguns palos flamencos mais específicos. Será desenvolvida a técnica de cada dança quer a nível de postura corporal quer sonora. Finalmente, serão executadas coreografias.
A Professora,
Ema Batista”
Aprender as bases do canto do Fado de Coimbra, a sua história, tradição e os princípios que nortearam através dos tempos a canção de Coimbra, sobretudo na vertente do fado. Compreender as dificuldades dessa expressão musical tão exigente, quanto especifica vocalmente.
"Esta disciplina é uma das que se destina a pessoas que tenham paciência e que gostem de ver o seu trabalho surgir como que por magia.
Consiste em utilizar uma estampa à escolha do aluno que, depois de colada em placa de madeira, é trabalhada com Mod Podge. Necessita de pinceis pequeno e médio, palitos, cotonetes, pano para limpar pinceis e verniz acrílico.
A Professora,
Maria Adelaide Martins"
Professor/a: Leonor Carmo
Professor/a: Luís Santos
Actividade que envolve várias modalidades, fazendo trabalhar as diferentes zonas do corpo, solicitando os músculos sem exigência de esforços violentos. Existe uma repetição de movimentos suaves, de alongamentos, exercícios de trabalho de flexibilidade, de auto-massagens, ou seja, de uma forma geral, contribui para o bem-estar físico e previne certas doenças ligadas ao envelhecimento.
Esta disciplina pretende promover a saúde promovendo a tonificação, trabalho cardiovascular, resistência, flexibilidade, coordenação, etc. trabalhando todo o corpo individualmente (braços, ombros, pernas, glúteos, abdominais, etc.) fazendo alongamentos (flexibilidade) e técnicas de relaxamento.
No fundo provocando toda a saúde e bem-estar.
Professor/a: Maestro Paulo Cordeiro
“O Grupo de Cantares do Cutla tem como objectivo divulgar a música popular portuguesa, desde o Minho ao Algarve e não esquecendo a nossas lindas ilhas da Madeira e Açores.
Procuramos fazer renascer algumas músicas já por muitos esquecidas, canções que foram êxitos doutras épocas, músicas que eram cantadas pelo povo trabalhador do campo e que nunca tinham sido registadas.
O grupo de Cantares é composto por 22 elementos, vozes masculinas e femininas devidamente seleccionadas e também por instrumentistas na guitarra clássica, bandolim, cavaquinho e percussão. Algumas das vozes também auxiliam com instrumentos regionais adequados às canções que representam uma identidade.
O Professor,
Paulo Cordeiro”
Professor/a: Luís Mairos
Pretende-se nesta disciplina musical, fomentar o gosto pela música popular portuguesa, nomeadamente a tocada por cavaquinho, assim como cultivar o espirito de grupo.
O objectivo é conseguir que todos os membros de grupo, tenham o mesmo sentido musical e coordenação no uso do instrumento, conseguindo a harmonia para uma boa integração de todos no grupo, tendo por fim a coesão e amizade entre todos, e ainda a aperfeiçoar a prática de tocar o instrumento.
Nota: Aperfeiçoar o uso do instrumento e do canto.
Professor/a: Maria Gabriela Silva
Concertina é o nome pelo qual é conhecido o acordeão diatónico.
Trata-se de um instrumento de palhetas livres, com fole, semelhante a um acordeão, com dois teclados dispostos de maneira a favorecer a formação de acordes pelo executante.
A concertina é um instrumento diatónico no qual, ao abrirmos o fole pressionando um botão, obtemos uma nota musical e, ao carregarmos no mesmo botão mas fechando o fole, obtemos outra nota.
Em Portugal, há vários métodos de ensino da concertina, há quem diga até que a concertina não se pode aprender com notas musicais, opinião esta que está completamente errada, porque a concertina contém maioria das sonoridades reproduzidas pelas notas musicais.
No CUTLA aprende pela sonoridade!
“A história da colonização da África encontra-se documentada desde que os fenícios começaram a estabelecer colónias na costa africana do Mediterrâneo, por volta do século X a.C..
Seguiram-se os gregos a partir do século VII a.C., os romanos do século II a.C., os vândalos, que tomaram algumas colónias romanas já no século V da nossa era, seguidos pelo Império Bizantino, no século seguinte, os árabes, no século VII e, finalmente, os estados modernos da Europa, a partir do século XIV.
O Professor,
Manuel Balala”
“A disciplina de História da Cultura Portuguesa, rica pelas matérias que aborda, apesar da selecção que tive de fazer, justifica-se cada vez mais, num momento em que a globalização parece tomar conta de um espaço pluricultural, tendendo cada vez mais para a monocultura.
O espaço comunitário, pelo seu dinamismo, tenderá a impor novos padrões; a velocidade de informação e ritmos de vida levarão, inevitavelmente, ao esquecimento da cultura tradicional. Mas, se quisermos manter as raízes nacionais, os valores pelos quais, de formas diferentes, sempre nos batemos ao longo da História, devemos ter consciência de que, independentemente da formação académica ou vida profissional, a cultura que nos gerou não pode ou não deve desaparecer, até porque quaisquer que sejam os tipos de relações bilaterais, estes têm subjacentes relações culturais.
A história parece demonstrar que, por exemplo, para conquistar espaços económicos, o sucesso está precisamente em conhecer geoeconomias profundamente conhecedoras dos modelos culturais envolventes.
O Professor,
Manuel Balala"
Os objectivos desta aula são os seguintes:
Falar o seu nome e perguntar o nome de alguém em inglês
Falar sobre objectos comuns do dia-a-dia
Falar de onde você é (cidade e país) e perguntar de onde alguém é
Cumprimentar as pessoas com algumas frases simples
Ser gentil usando palavras como “por favor” e “obrigado”
Pedir ou dar informações como o número de telefone, e-mail e endereço
Pedir ou fornecer informação simples usando what’s + this/that
Falar algumas profissões comuns em inglês
Perguntar a profissão de uma pessoa
Usar expressões simples para pedir água ou comida
Pedir para usar a casa de banho
Falar sobre meios de transporte comuns
Pedir para que uma informação seja repetida e/ou falada lentamente
Perguntar ou fornecer informação sobre familiares e amigos
Falar as horas e os períodos do dia
Descrever objectos de maneira simples (por tamanho ou cor)
Pedir para que uma palavra seja soletrada ou escrita
"Esta disciplina serve para quem aprendeu Inglês há alguns anos e domina certas estruturas do idioma, mas precisa de mais fluência e conhecimentos e, principalmente para quem pretende praticar a língua, as aulas de Inglês 2 visam praticar o vocabulário, a gramática e a conversação sobre temas relacionados com:
- Conhecer e apresentar pessoas
- Pedir informações sobre caminhos
- Fazer compras e pedidos em restaurantes
- Pedir e dar sugestões
- Falar sobre características e sentimentos
- Conversar sobre assuntos da actualidade
- Falar sobre tradições e comemorações
- Descrever pessoas e lugares
- Escrever cartas
- Planear viagens e férias
e ainda
- Cantar letras de músicas alusivas a datas especiais
- Ver filmes relacionados com algum tema abordado.
A Professora,
Filomena Alves"
Literatura Portuguesa: Abordagem (dos géneros literários, movimentos e correntes) numa perspectiva diacrónica e sincrónica;
Literatura de autores de expressão portuguesa (lusófonos)
Literatura de autores estrangeiros
NOTA: O percurso escolhido no dia poderá demorar mais de 50 minutos a ser percorrido.
Registar em pautas musicais os símbolos do Sistema Musical Gráfico Ocidental avaliando de imediato e guardar o resultado.
Composições já existentes ou arranjos e composições do próprio aluno podem ser alteradas ou reescritas sempre que desejar.
A cada momento se pode verificar o resultado do trabalho feito, ouvindo o que entretanto se escreveu, alterando-o se for o caso.
A escrita pode ter como base quaisquer instrumentos e qualquer tonalidade podendo ser alterados à vontade do aluno.
O resultado final será registado em papel e/ou em suporte electrónico.
“O método de treino de Pilates é um sistema elaborado de movimentos precisos e controlados, que melhoram a resistência e flexibilidade da musculatura assim como desenvolvem o equilíbrio do corpo. Tem este nome porque foi criado por Joseph Pilates há mais de 80 anos. Na técnica Pilates a concentração é um dos seis princípios básicos os outros são a respiração, o controlo, a centralização, a fluidez dos movimentos e a precisão. Eles são a base para um treino efectivo e eficiente. O treino de Pilates é constituído por exercícios de alongamento, de fortalecimento e aumento de resistência – harmonia entre o corpo e o espírito.
A Professora,
Maria José Laranjo”
"Quando chegou a altura da minha reforma, eu já tinha alguns planos; queria aprender pintura a óleo.
Na Amadora e na altura, só havia o mestre Lucena, mas não tinha vagas, então pensei: não posso desistir. Como havia aula de pintura em azulejo, resolvi aproveitar, para não estar sem fazer nada.
Aqui, a professora Fernanda Páscoa, pessoa competentíssima no seu trabalho, transmitiu-me ensinamentos muito úteis para aquilo que na realidade eu queria: pintura a óleo.
Acabei por me matricular na escola de artes e comecei a realizar o meu sonho.
A minha vontade era tanta, que evoluí rapidamente começando a fazer algumas exposições em grupo e a notar que os meus trabalhos tinham algumas criticas favoráveis e eram apreciados.
Passado algum tempo, fui convidada a ensinar pessoas que, tal como eu, também sonhavam com pintura a óleo. Após várias experiências de ensino entrei no CUTLA.
Em boa hora o fiz, porque tenho ensinado aprendendo e aprendido ensinando.
No CUTLA, tenho encontrado pessoas duma dedicação e duma amizade extraordinárias, vivendo um ambiente familiar e que traduz uma entreajuda que as pessoas das nossas idades tanto necessitam. Este ambiente tão salutar faz-nos lembrar os tempos da instrução primária e do liceu.
As universidades seniores são de facto locais de muito interesse. Para além de aprendermos, faz-nos sentir úteis, solidários e, sobretudo, esquecermos da idade.
Para os idosos e reformados, aconselho-os a frequentar as universidades seniores e mostrar que ainda estão vivos.
Professora,
Odete Martins"
A pintura a óleo é uma técnica artística, que se utiliza de tintas a óleo, aplicadas com pincéis, espátulas ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira e outros materiais.
A popularidade da pintura a óleo atribui-se à extraordinária versatilidade que oferece ao artista conferindo magníficos resultados nas técnicas tradicionais (como a mistura cromática e o brilho) e excelente e consistente qualidade.
Hoje, a palete cromática de tintas de óleo abrange cerca de 114 cores disponíveis oferecendo uma conjugação harmoniosa de cores espectrais e um elevado nível de pigmentação intenso com óptimas propriedades de pintura. Uma larga variedade de médios está, entre muitos factores, avaliada a alterar certas caraterísticas das tintas de óleo como a consistência, a textura, o lustro/brilho e uma taxa de secura/fixação.
Óleo sobre tela é uma técnica de pintura das artes plásticas.
Consiste em utilizar tintas a óleo, diluídas em aguarrás e óleo de linhaça.
O suporte da obra neste caso é a tela, que pode ser feita de linho crú ou de outras fibras.
Para misturar as cores, os tons desejados, utiliza-se uma paleta de madeira.
Antigamente os grandes mestres faziam as suas próprias tintas.
“Pintura de peças ao gosto de cada aluna pelo método “Companhia da Índias” com o objectivo de despertar o sentido estético de cada individuo e contribuir para o se equilíbrio emocional.
Sem qualquer programa especial, cada aluna desenvolverá a pintura da sua peça de porcelana, decorando-a ao seu gosto pessoal, escolhendo e orientando-se por livros e exemplos da especialidade, com a supervisão e experiência da monitora.
A Professora,
Maria Albertina Jorge”
"Quando me foi solicitado um texto para a Revista Anual do Cutla, surgiram-me de imediato as perguntas:
Que vou dizer de novo?
O que não foi já dito?
De facto encontro-me no terceiro ano de leccionação da disciplina de Português e mantenho vivo o prazer de ensinar e aprender!
Poderão pensar: Português? Mas é a nossa língua…
Já a sabemos desde que iniciámos as nossas etapas da comunicação oral e escrita nas nossa vidas… Como poderá haver tanto interesse na sua aprendizagem? Muito simples: o Português é a “basezinha”, como dizia Eça de Queirós em relação ao Latim.
E, além disso, o Português é uma porta aberta para uma inesgotável exploração e conhecimento dos falantes e escritores da nossa língua, em todas as latitudes do mundo em que a podemos encontrar.
Do Ocidente ao Oriente, do Norte ao Sul deste
planeta.
Não posso deixar de distinguir aqui (e é com profundo gosto que o faço) o magnifico contributo do conjunto de alunos e alunas que às sextas feiras se encontram comigo, cheios de interesse, com uma firma vontade de partilhar os seus saberes com o meu, em aulas que variam do mais sério ao mais divertido, mas com um traço sempre definido: a troca de experiências de vida, de afectos e de conhecimentos.
Agradeço mais uma vez ao CUTLA esta oportunidade de convívio e de aprendizagens.
Professora
Filomena Maria Costa Alves"
Esta disciplina pretende combinar os diferentes ritmos latinos (merengue, bachata, salsa, e chá-chá-chá) e africanos (kizomba, samba, funaná, coladeira, kola - S. Jon, kuduro e outras).
O objectivo é saber dançar no social tanto as danças individuais com as danças a par. Promovendo saúde, bem-estar, convívio social, alegria e diversão.
“Pretende-se aprofundar as bases de uma cultura científica fornecendo/aprofundando alguns conceitos sociológicos facilitadores duma melhor compreensão de realidade social das relações sociais das organizações, do Estado, de Cidadania e de condição de Cidadão..
A Professora,
Maria Teresa Denis”
“Na aula de “Tai Chi” os alunos seniores terão a oportunidade de praticar exercícios milenares chineses que foram desenvolvidos para beneficiar os órgãos internos. São executados com movimentos suaves e tolerantes para os seniores, onde a respiração, cuidado com as articulações e sensação de bem-estar, estarão sempres presentes.”
O Professor,
Pedro Rodrigues”
Esta disciplina, tal como o Falso Esmalte, é destinada a pessoas que gostem de ver o seu trabalho surgir, sem dificuldade, precisando apenas de ter paciência.
Consiste em utilizar 3 estampas, à escolha do aluno que, depois de 1 colada em placa de madeira, é trabalhada em Mod Podge. As restantes estampas são cortadas, boleadas, etc., etc.
Por fim são coladas com silicone, dando a aparência de três dimensões.
Necessita do seguinte material:
Placa em madeira, 3 estampas, 1 pincel pequeno e 1 médio, tinta da china castanha, mod podge, 1 x-acto, embalagem de …, palitos, cotonetes, folha de alumínio, pano para limpar pinceis e papel de cozinha.
Como o próprio nome diz troca-se saberes nesta aula de três horas onde se fazem trabalhos em crochet, malhas, bordados e enxovais para doar.
Também se partilha boa e variada conversa. Em suma, esta é uma aula com muito bom ambiente e boa camaradagem.
“A Tuna Académica do Cutla tem como finalidade mostrar as suas iniciativas, através de intercâmbios culturais, convites oficiais entre outros, o espírito académico existente nesta universidade sénior.
Na suas apresentações públicas, destacam-se as músicas populares portuguesas, êxitos portugueses e estrangeiros entre outras músicas do mundo. A grande diversidade de músicas interpretadas por este grupo, mostra de como os seus intervenientes têm uma mente bastante aberta.
Este grupo é formado por cerca de 50 vozes, masculinas e femininas, acompanhados por 4 guitarras, 2 bandolins, 3 cavaquinhos e percussões.
O Lema deste grupo, destaca-se pela representatividade académica, solidariedade, paixão por gostar de cantar e divertir.
O Professor,
Paulo Cordeiro”
"Estas aulas são preenchidas com a explicação e prática das seguintes matérias programáticas:
-Introdução ao instrumento musical chamado Guitarra Clássica, Viola Dedilhada e também Viola de Fado, havendo em Portugal várias variantes com nomes próprios.
-Identificação e explicação das partes componentes da Guitarra.
-As Cordas da Guitarra e as suas afinações clássicas.
-Teoria musical das Escalas Diatónicas e Cromáticas.
-As Tonalidades e as Escalas Maiores e Escalas Menores.
-A formação dos Acordes Maiores e Menores.
-A combinação de dedos e prática dos Acordes mais usados.
-Postura e técnicas básicas do acompanhamento musical. "
O Professor,
Joaquim Matos