Facebook YouTube

FESTA DO FEIJÃO FRADE

A nossa TUNA, mais o GRUPO DE CANTARES e ainda o nosso GRUPO DE CAVAQUINHOS, vão participar, pelas 09H00, na Festa do Feijão Frade em Lardosa.

Breve História do Feijão-Frade

O Feijão-Frade é uma planta classificada como pertencendo à família das leguminosas. São plantas geralmente anuais.
As vagens são lisas, lineares e cilíndricas, com sementes numerosas. Estas apresentam-se de cor branca com o "olho" do feijão com uma orla castanha ou negra, no entanto, na nossa região, este "olho" é verde, o que lhe confere um sabor especial e o distingue das outras qualidades de feijão-frade.

A sua origem é obscura, ainda que se acredite que seja originário da Àfrica Tropical, de onde se dispersou para outras regiões com clima semelhante.

Este tipo de feijão constituiu a base alimentar de muitas populações rurais devido ao seu valor nutritivo a nível proteico e energético e à fácil adaptação a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongados. É uma boa fonte de fibras que contibuem para a redução do nível de colesterol.

Não é por acaso que na nossa terra, essencialmente agrícola, os trabalhadores rurais, logo pela manhã, antes de iniciarem o seu dia de trabalho, comiam um prato deste apetitoso feijão, para terem forças para enfrentar o árduo trabalho que os esperava.

A sementeira desta leguminosa na nossa localidade ocorre durante o mês de Junho e a sua colheita efectua-se essencialmente durante o mês de Setembro. 


CALENDÁRIO DE EVENTOS
Setembro 2020
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
   1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30   
«« «       » »»
Pesquisar



HOME :: CUTLA :: DISCIPLINAS :: ESPAÇO ALUNOS :: ESPAÇO PROFESSORES :: FÓRUM VISITANTES :: EVENTOS :: MEDIA :: APOIO :: CONTACTOS :: PRIVACIDADE