Facebook YouTube

Disciplinas - Mais de 60 e sempre a crescer!

Disciplina PINTURA A ÓLEO

Professor/a: Odete Martins

Quando chegou a altura da minha reforma, eu já tinha alguns planos; queria aprender pintura a óleo.

Na Amadora e na altura, só havia o mestre Lucena, mas não tinha vagas, então pensei: não posso desistir. Como havia aula de pintura em azulejo, resolvi aproveitar, para não estar sem fazer nada.

Aqui, a professora Fernanda Páscoa, pessoa competentíssima no seu trabalho, transmitiu-me ensinamentos muito úteis para aquilo que na realidade eu queria: pintura a óleo.

Acabei por me matricular na escola de artes e comecei a realizar o meu sonho.

A minha vontade era tanta, que evoluí rapidamente começando a fazer algumas exposições em grupo e a notar que os meus trabalhos tinham algumas criticas favoráveis e eram apreciados.

Passado algum tempo, fui convidada a ensinar pessoas que, tal como eu, também sonhavam com pintura a óleo. Após várias experiências de ensino entrei no CUTLA.

Em boa hora o fiz, porque tenho ensinado aprendendo e aprendido ensinando.

No CUTLA, tenho encontrado pessoas duma dedicação e duma amizade extraordinárias, vivendo um ambiente familiar e que traduz uma entreajuda que as pessoas das nossas idades tanto necessitam. Este ambiente tão salutar faz-nos lembrar os tempos da instrução primária e do liceu.

As universidades seniores são de facto locais de muito interesse. Para além de aprendermos, faz-nos sentir úteis, solidários e, sobretudo, esquecermos da idade.

Para os idosos e reformados, aconselho-os a frequentar as universidades seniores e mostrar que ainda estão vivos.



Odete Martins
Professora



Pintura a Óleo
 

A pintura a óleo é uma técnica artística, que se utiliza de tintas a óleo, aplicadas com pincéis, espátulas ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira e outros materiais.

A popularidade da pintura a óleo atribui-se à extraordinária versatilidade que oferece ao artista conferindo magníficos resultados nas técnicas tradicionais (como a mistura cromática e o brilho) e excelente e consistente qualidade.

Hoje, a palete cromática de tintas de óleo abrange cerca de 114 cores disponíveis oferecendo uma conjugação harmoniosa de cores espectrais e um elevado nível de pigmentação intenso com óptimas propriedades de pintura. Uma larga variedade de médios está, entre muitos factores, avaliada a alterar certas caraterísticas das tintas de óleo como a consistência, a textura, o lustro/brilho e uma taxa de secura/fixação.

Óleo sobre tela é uma técnica de pintura das artes plásticas.

Consiste em utilizar tintas a óleo, diluídas em aguarrás e óleo de linhaça.
O suporte da obra neste caso é a tela, que pode ser feita de linho crú ou de outras fibras.
Para misturar as cores, os tons desejados, utiliza-se uma paleta de madeira.

Antigamente os grandes mestres faziam as suas próprias tintas.



Horário: Ano Lectivo 2022/2023 - 2ª feira das 9h30 às 11h50 (Sala das Artes)

QUESTÕES FREQUENTES
  • Perguntas
    Contacte os nossos serviços de Secretaria
Pesquisar



HOME :: CUTLA :: DISCIPLINAS :: ESPAÇO ALUNOS :: ESPAÇO PROFESSORES :: FÓRUM VISITANTES :: EVENTOS :: MEDIA :: APOIO :: CONTACTOS :: PRIVACIDADE