Facebook YouTube

Disciplinas - Mais de 60 e sempre a crescer!

Disciplina HISTÓRIA E CULTURA PORTUGUESA

Professor/a: Manuel Balala

A disciplina de História da Cultura Portuguesa, rica pelas matérias que aborda, apesar da selecção que tive de fazer, justifica-se cada vez mais, num momento em que a globalização parece tomar conta de um espaço pluricultural, tendendo cada vez mais para a monocultura.

O espaço comunitário, pelo seu dinamismo, tenderá a impor novos padrões; a velocidade de informação e ritmos de vida levarão, inevitavelmente, ao esquecimento da cultura tradicional. Mas, se quisermos manter as raízes nacionais, os valores pelos quais, de formas diferentes, sempre nos batemos ao longo da História, devemos ter consciência de que, independentemente da formação académica ou vida profissional, a cultura que nos gerou não pode ou não deve desaparecer, até porque quaisquer que sejam os tipos de relações bilaterais, estes têm subjacentes relações culturais.

A história parece demonstrar que, por exemplo, para conquistar espaços económicos, o sucesso está precisamente em conhecer geoeconomias profundamente conhecedoras dos modelos culturais envolventes.

 

O Professor,

Manuel Balala"

 

- Programa disponível para consulta na Secretaria-



Horário: Ano Lectivo 2022/2023 - 6ª feira, das 15h00 às 16h30 (Sala 1)

QUESTÕES FREQUENTES
  • Perguntas
    Contacte os nossos serviços de Secretaria
Pesquisar



HOME :: CUTLA :: DISCIPLINAS :: ESPAÇO ALUNOS :: ESPAÇO PROFESSORES :: FÓRUM VISITANTES :: EVENTOS :: MEDIA :: APOIO :: CONTACTOS :: PRIVACIDADE